quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Relacionamentos: como a qualidade do seu parceiro(a) se transformou em defeito?


Qual foi o aspecto em seu marido (esposa) que mais te encantou, que te apaixonou?
Agora pergunto: Qual o aspecto, hoje em dia, que mais te chateia, que te irrita?
Pasmem vocês, aquele aspecto positivo (qualidade) de outrora pode ser o mesmo aspecto negativo (defeito) de agora.
Vejamos: Antes você se encantava com aquele jeitão desligado dele, de que tudo estava bom, desencucado, calmo, bonzinho. Agora se irrita porque ele não se importa com nada, tanto faz como fez, mole, devagar, aquele bobão que todo mundo explora, sempre sobra as contas para ele pagar, bagunceiro, sempre chega atrasado nos compromissos...
Se sentiu atraído por aquela mulher forte, firme, segura, que te apoiava, incentivava sempre. Hoje a vê como controladora, que não te dá folga, que te sufoca....
Perceberam? As mesmas atitudes, só mudaram os sentidos. Como aconteceu isso?
Quando estamos apaixonados, enquadramos o outro na nossa percepção, até se diz que não vemos o que é real, verdadeiro, no parceiro. Até acredito que vemos, pois no caso citado acima eles realmente não mudaram, mas colocamos um colorido, porque ainda não estávamos convivendo no dia-a-dia com o(a) parceiro(a). Aqueles aspectos eram interessantes de vez em quando, davam charme ao relacionamento, eram até divertidos. No entanto, no dia-a-dia não os aceitamos. Se somos parecidos, a aceitação é menor ainda, porque vemos no outro o que não queremos ver em nós. Com esta nova percepção, chega a irritação, implicância, reclamações, pois queremos que o outro mude. Ninguém muda ninguém, o outro só irá se modificar se realmente mudar sua percepção, seu olhar. Ele tem que querer esta mudança, pois não está agradando a si mesmo.
Normalmente, quando nós mudamos, mudamos as pessoas ao nosso redor, pois estaremos mudando as nossas respostas, os nossos comportamentos para uma determinada situação. A mudança sempre começa por você.

Este pequeno trecho do texto de David Viscott, ilustra bem:

"Em momentos de tensão e de dificuldades, é uma tentação assinalar as falhas de um parceiro. Ao agir assim você estará sendo impulsionado pela frustração e pela amargura. Lembre-se de que sempre terá uma escolha. Decida procurar o que existe de bom sem ficar cego diante dos defeitos de seu parceiro.
- Encoraje, mas não seja pouco realista.
- Seja verdadeiro, mas não use a verdade como meio de punição.
- Seja consolador, mas permita que seu parceiro sinta a dor de sua própria decepção.
- Ame para dar apoio, não para dominar. Se acaso seu parceiro se tornar dependente de seu amor, nenhum de vocês dois será livre.
O amor precisa ser retribuído. Aceite o amor que lhe dão e demonstre esta aceitação.
O amor lhe proporciona a coragem de ser você mesma na presença da pessoa que ama. Use essa coragem para dar o melhor de si."

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A importância do apoio Emocional durante e pós gravidez



A mulher, quando está grávida, não importa se é uma gravidez desejada, esperada, planejada ou não, irá passar por transformações físicas, hormonais e emocionais.
Umas mais que outras, terão medo, ansiedade, insegurança, dúvidas, a respeito da gravidez, do parto; logo que nasce o bebê, dos cuidados, amamentação... e se não bastasse, preocupação em relação a seu parceiro: "não estou tão atraente, ele está se afastando de mim" ; a seu lado profissional: "será que vou dar conta depois que o bebe nascer? será que irão me mandar embora?"; ou se está desempregada: "será que irei conseguir voltar para competição profissional?

Muitos destes medos são conscientes e portanto são trabalhados e sanados. Mas e aqueles que estão lá escondidinhos no inconsciente, embaixo de uma postura (máscara) forte, decidida, acreditando que tem que saber como sair dessa sozinha, que não quer mostrar sua vulnerabilidade (ou não consegue)? Como ir para dentro de si mesma e reconhecer estes medos e se sair bem? Nesta hora que precisarão de ajuda. Se puderem ter de um profissional da área, melhor ainda. A mulher pode sim ser segura, decidida, realizada profissionalmente, mas nada disso a impede de ter seus medos, inseguranças, preocupações quando se trata da gravidez, de ter um filho. Em que este "mulherão" pode se transformar em uma "menininha" carente, que quer atenção constante, quer um colo, carinho, compreensão, e quando não tem, começa a se sentir desamparada, despreparada para ser mãe, aumentando mais seus sentimentos negativos. Muito comum surgir a depressão pós-parto. Mas, quando a mulher entra em contato com estes pensamentos negativos que estão gerando estes sentimentos negativos, ela consegue desafiá-los e transformá-los, tendo uma outra e melhor percepção destas situações amedrontadoras. A terapia cognitiva é muito recomendada também para estas fases, pois tem um método prático, direto, objetivo e de curta duração para mudanças de percepções, consequentemente de sentimentos e comportamentos.

Não posso deixar de ressaltar a importância de outras ferramentas também importantes  como acompanhamento de seu médico de confiança em todo processo, alimentação saudável, exercícios físicos, exercícios de respiração e alongamento/relaxamento.

"Façamos nossa parte, o nosso melhor sempre, o resto é com o universo."

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Influência das emoções no nosso corpo




Psicossomática - O que é?

É uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas da saúde. Perceber a relação mente-corpo, sobre os mecanismos de produção de enfermidades.

Mas... o que é doença?

Significa a perda relativa da harmonia, ou o questionamento de uma ordem até então equilibrada.
O que é saúde então?

É comumente definida na nossa cultura como a ausência de sintomas, ou a eliminação ou controle da doença. A medicina convencional nos coloca que a cura resulta do lutar contra a doença, em vez de promover a saúde. 

Cleude Bernard, cientista e médico francês, já enfatizava a importância do "ambiente interior" da pessoa e seu grau de receptividade à doença, em vez de enfatizar o "germe", que seria apenas o mecanismo pelo qual a doença ocorreria. Falava-se do "solo" onde o bem-estar humano podia crescer.

Um micro organismo patogênico pode estar espalhado por toda a população, mas apenas algumas pessoas contraem a doença, outras se mostram resistentes a ela, Por que?

Vários componentes são importantes para influenciar o estado de saúde, como:

- dieta
- exercícios físicos
- controle de estresse
- bem-estar emocional
- fatores ambientais
 
É verdade que nem todas as doenças podem ser prevenidas e muitos fatores causadores da doença podem até estar além do controle individual, no entanto podemos influenciar na maneira como respondemos aos desafios que a vida nos apresenta. Como lidamos com nossas emoções e hábitos diários(físicos,emocionais e mentais) que irão nos mostrar como viveremos, exercendo uma influência profunda sobre a nossa capacidade de resistir à doenças e criar mais saúde e bem-estar.

No final do século 19, o famoso médico canadense William Osler já afirmava:"É melhor conhecer o paciente que tem a doença do que a doença que o paciente tem".

Essa influência corpo/mente que desafia a desenvolver terapias que se dirijam diretamente às atitudes, às crenças, aos pensamentos automáticos negativos. A terapia cognitiva é uma dessas modalidades, em que desenvolve um auto conhecimento por inteiro, tornando a pessoa consciente do que e para que causou a doença, podendo redirecionar, modificar suas percepções da mesma situação causadora e promover a saúde, o equilíbrio entre corpo e mente.
 



Livros fonte de pesquisa:

- A doença como caminho (Thorwald Dethlfsen e Rudiger Daheke)
- Repertório das Essências florais (Patricia kaminski e Richard katz)
- Psicossomática hoje (Julio de Mello filho e colaboradores)

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Reflexão: A responsabilidade por uma vida equilibrada


Existe uma frase que diz: "Não leve a vida tão a sério, você não vai sair vivo dela mesmo." Por sua vez, os chineses dizem: "Não se vê a beleza de um jardim durante uma tempestade". Já o profeta São Paulo escreveu: "Mesmo que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, mesmo que tivesse toda a fé a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade e amor) eu nada seria".

Interessante. Mas o que uma coisa tem que ver com a outra? Nada. Ou melhor: tudo. As três frases são, cada uma a seu modo, muito profundas e inteligentes. Se pararmos para meditar sobre cada uma delas, vamos descobrir grandes lições de vida.

Gravidade e ponderação são coisas muito importantes. Sem elas, a vida descambaria para a leviandade e a vulgaridade. Mas se levarmos a vida "tão" a sério, deixaremos de viver as coisas leves da vida. A vida deve ser levada de maneira equilibrada, entre a seriedade e a brincadeira, entre a agitação e a ociosidade. A vida é atividade, sim, mas precisamos de tranquilidade, de calma. Na tempestade e na agitação não vemos beleza em nada nem soluções para os problemas. A leviandade e a exaltação são extremos que devem ser evitados, assim como a gravidade excessiva e a ociosidade. Mas , em todos os casos, é preciso ter responsabilidade. Essa é a nossa bagagem na vida.

No caminho da interioridade, também precisamos de equilíbrio  Se ficarmos impressionados com os poderes das práticas chamadas "esotéricas", perdemos o pé do chão. Existem coisas mais importantes do que as profecias, as magias e os milagres. Mesmo diante dessas coisas, o Sábio mantém a tranquilidade, como uma andorinha no céu.

Trecho do livro "O Caminho Sábio - Tao-Te-Ching" de Roberto Otsu
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Padrões de Comportamentos Repetitivos


Há algum aspecto de sua vida que parece sempre repetir o mesmo desastre? Você se esforça, se esforça, mas, como se fosse uma maldição, a mesma catástrofe acontece de novo e de novo? Isto pode estar acontecendo em qualquer área de sua vida:
- profissional - vive mudando de emprego ou de função? ou está naquela função há anos e não gosta?

- financeiro - trabalha muito para ganhar dinheiro e mesmo assim só dá para o sustento? ou está bem financeiramente e acontece sempre algo em sua vida que volta a estaca zero ou quase?

- saúde - vive gripado? dor de cabeça? dores na costa? gastrite?

- relacionamentos - sempre é traido? trai? não cosegue manter um relacionamento? só se apaixona por aquela pessoa que não está nem ai por você? ou te humilha?
 
Nós vivenciamos as repetições para entendermos o que dentro de nós atrai tais situações, que servirão como lição. Por exemplo, pessoas que ficam em segundo plano na vida amorosa e profissional geralmente passam transparentes pela vida. Não querem assumir grandes compromissos nem com elas mesmas, muito menos com os outros. Assim acabam sendo sempre trocadas e substituidas, pois negam o seu valor e sua importância no mundo. No fundo, elas se sentem inferiores. Muitas vezes essas pessoas têm seus negócios e relacionamentos fracassados porque não apostam suas moedas em si mesmas. Você percebe como somos capazes de nos sabotar?
 
As vezes os eventos que se repetem não são semelhantes entre si, mas trazem as mesmas emoções. Outras vezes as pessoas fazem várias tentativas para resolver uma questão, não conseguem, e acabam, de forma inconsciente, preferindo mudar de opinião, olhar para outras coisas, do que entrar em contato com seu fracasso. Por exemplo, não consegue manter um relacionamento por muito tempo e diz: “os homens não querem compromissos; os homens não prestam; não gostam de mulheres decididas, confiantes; são todos infiéis”.
 
Dicas para nular os padrões repetitivos:

- identificar seus padrões de comportamentos que se repetem negativamente (consciência);

- liste suas crenças - no que acredita que possa estar contribuindo para estes resultados;

- pare de culpar os outros, a si mesmo, ou as circunstancias externas - você não repete estes comportamentos porque quer. É inconsciente. Foi aprendido. Existe um motivo, mas você não sabe ainda. Está reprimindo;

- preste atenção no que fala. Suas palavras são poderosas e muitas vezes limitantes, e te impedem de avançar, progredir. Não é só mudar frases negativas por positivas. É colocar frases que fazem sentido, em que acredita. Por exemplo: em vez de falar "eu não consigo", fale: “estou em processo; tenho dificuldade de...; cada dia estou tendo uma nova consciência".
 
Por isso tudo que muitas vezes é necessário recorrer à ajuda profissional. Para facilitar a compreensão das reais razões que o estão levando a se envolver nestes padrões repetitivos de comportamentos. Só quando a pessoa se abre para se conhecer melhor, aumentando a sua consciência gradativamente. Se aceitando. Sua censura diminui, as resistências caem e as MUDANÇAS ACONTECEM.
 
PAULO COELHO - O CAMINHO DA VITÓRIA
"Um homem inteligente notou certos momentos se repetir. Frequentemente ele se vê diante dos mesmos problemas, e enfrenta situações que já havia enfrentado anteriormente. Então fica deprimido. Começa a achar que é incapaz de progredir na vida, já que as mesmas coisas que viveu no passado estão acontecendo de novo. "Já passei por isso", ele reclama com seu coração. "Realmente, você passou", responde o coração, "mas nunca ULTRAPASSOU". O homem, então, passa a ter consciência que as experiências repetidas tem uma finalidade, ensinar-lhe o que ainda não aprendeu. Ele passa a dar uma solução diferente para cada luta repetida - até que encontre a vitória."

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que a respiração pode fazer por você.



Assim que você começar a ler este texto, sem fazer nenhuma mudança, repare como está respirando.

Há uma grande possibilidade de que sua respiração esteja superficial, ou seja, de que o ar esteja entrando e saindo de seu corpo pelo nariz, de forma suave, movimentando a parte superior do tórax. Este é o habitual. Como as pessoas respiram a maior parte do tempo. Mas, embora seja suficiente para nos manter vivos, respirar de maneira diferente pode nos ajudar muito, especialmente nas situações difíceis.



Você já reparou que quando estamos tranquilos, leves e livres de qualquer tensão, respiramos com profundidade e calma? 

Da mesma forma, já percebeu que , quando estamos agitados, tensos e ansiosos, nossa respiração se torna irregular, acelerada e cansativa?

Quando estamos prestando atenção a nossa respiração, estamos conscientes dela, podemos melhorar nossa qualidade de vida e adquirir um bem estar visível. 

O oxigênio é fundamental para todas as células do nosso organismo e a respiração ainda libera substância que não nos servem mais, equilibrando nosso metabolismo. Dessa forma, quando ela é curta, ou seja, quando não expandimos adequadamente os pulmões, prejudicamos esse processo e, consequentemente, o corpo e a mente.

Trabalhar a respiração, contudo, não requer esforços nem técnicas desafiadoras. Muito pelo contrário. É tão simples que pode ser feito em qualquer lugar em que estivermos, sem despertar a atenção de outras pessoas. Quer tentar?

Para começar, reserve um tempo para você. Sente-se ou deite-se de forma confortável, preferencialmente com uma roupa leve. Deixe os braços relaxados ao lado do corpo. Feche os olhos e inspire o ar lentamente pelo nariz. Em seguida, expire pela boca um pouco entreaberta, bem devagar - o ideal é gastar, na expiração, o dobro do tempo usado para inspirar. Repita essa respiração durante dois minutos ou até que se sinta tranquilo.

Quando estiver preparado, faça uma nova inspiração e, ao mesmo tempo, eleve os braços acima da cabeça. Imagine os pulmões se expandindo, cheios de ar puro. Expire lentamente, abaixando os braços na lateral do corpo, e relaxe. Repita igualmente essa sequencia quantas vezes preferir.

Este tipo de respiração, além de ser muito simples e fácil, acalma e conforta a mente. No trabalho, se você se sentir muito agitado, ou em qualquer situação de desconforto, correndo de um lado para outro, pressionado, sem saber muito bem como continuar seus afazeres e compromissos, faça uma parada e veja como está sua respiração. Desacelerá-la e tentar expandir mais os pulmões, proporcionará um alivio instantâneo.

Respirar é viver. Podemos sobreviver sem comida durante semanas e mesmo sem água por alguns dias, mas não sem respirar. Bastariam alguns minutos. A respiração não apenas nos mantém vivos, mas também proporciona bem estar e alivio das tensões do corpo e da mente. Que tal dar mais atenção a ela e desfrutar desses benefícios?




Fonte: Fleury Medicina e Saúde