quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Influência das emoções no nosso corpo




Psicossomática - O que é?

É uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas da saúde. Perceber a relação mente-corpo, sobre os mecanismos de produção de enfermidades.

Mas... o que é doença?

Significa a perda relativa da harmonia, ou o questionamento de uma ordem até então equilibrada.
O que é saúde então?

É comumente definida na nossa cultura como a ausência de sintomas, ou a eliminação ou controle da doença. A medicina convencional nos coloca que a cura resulta do lutar contra a doença, em vez de promover a saúde. 

Cleude Bernard, cientista e médico francês, já enfatizava a importância do "ambiente interior" da pessoa e seu grau de receptividade à doença, em vez de enfatizar o "germe", que seria apenas o mecanismo pelo qual a doença ocorreria. Falava-se do "solo" onde o bem-estar humano podia crescer.

Um micro organismo patogênico pode estar espalhado por toda a população, mas apenas algumas pessoas contraem a doença, outras se mostram resistentes a ela, Por que?

Vários componentes são importantes para influenciar o estado de saúde, como:

- dieta
- exercícios físicos
- controle de estresse
- bem-estar emocional
- fatores ambientais
 
É verdade que nem todas as doenças podem ser prevenidas e muitos fatores causadores da doença podem até estar além do controle individual, no entanto podemos influenciar na maneira como respondemos aos desafios que a vida nos apresenta. Como lidamos com nossas emoções e hábitos diários(físicos,emocionais e mentais) que irão nos mostrar como viveremos, exercendo uma influência profunda sobre a nossa capacidade de resistir à doenças e criar mais saúde e bem-estar.

No final do século 19, o famoso médico canadense William Osler já afirmava:"É melhor conhecer o paciente que tem a doença do que a doença que o paciente tem".

Essa influência corpo/mente que desafia a desenvolver terapias que se dirijam diretamente às atitudes, às crenças, aos pensamentos automáticos negativos. A terapia cognitiva é uma dessas modalidades, em que desenvolve um auto conhecimento por inteiro, tornando a pessoa consciente do que e para que causou a doença, podendo redirecionar, modificar suas percepções da mesma situação causadora e promover a saúde, o equilíbrio entre corpo e mente.
 



Livros fonte de pesquisa:

- A doença como caminho (Thorwald Dethlfsen e Rudiger Daheke)
- Repertório das Essências florais (Patricia kaminski e Richard katz)
- Psicossomática hoje (Julio de Mello filho e colaboradores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário