quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que a respiração pode fazer por você.



Assim que você começar a ler este texto, sem fazer nenhuma mudança, repare como está respirando.

Há uma grande possibilidade de que sua respiração esteja superficial, ou seja, de que o ar esteja entrando e saindo de seu corpo pelo nariz, de forma suave, movimentando a parte superior do tórax. Este é o habitual. Como as pessoas respiram a maior parte do tempo. Mas, embora seja suficiente para nos manter vivos, respirar de maneira diferente pode nos ajudar muito, especialmente nas situações difíceis.



Você já reparou que quando estamos tranquilos, leves e livres de qualquer tensão, respiramos com profundidade e calma? 

Da mesma forma, já percebeu que , quando estamos agitados, tensos e ansiosos, nossa respiração se torna irregular, acelerada e cansativa?

Quando estamos prestando atenção a nossa respiração, estamos conscientes dela, podemos melhorar nossa qualidade de vida e adquirir um bem estar visível. 

O oxigênio é fundamental para todas as células do nosso organismo e a respiração ainda libera substância que não nos servem mais, equilibrando nosso metabolismo. Dessa forma, quando ela é curta, ou seja, quando não expandimos adequadamente os pulmões, prejudicamos esse processo e, consequentemente, o corpo e a mente.

Trabalhar a respiração, contudo, não requer esforços nem técnicas desafiadoras. Muito pelo contrário. É tão simples que pode ser feito em qualquer lugar em que estivermos, sem despertar a atenção de outras pessoas. Quer tentar?

Para começar, reserve um tempo para você. Sente-se ou deite-se de forma confortável, preferencialmente com uma roupa leve. Deixe os braços relaxados ao lado do corpo. Feche os olhos e inspire o ar lentamente pelo nariz. Em seguida, expire pela boca um pouco entreaberta, bem devagar - o ideal é gastar, na expiração, o dobro do tempo usado para inspirar. Repita essa respiração durante dois minutos ou até que se sinta tranquilo.

Quando estiver preparado, faça uma nova inspiração e, ao mesmo tempo, eleve os braços acima da cabeça. Imagine os pulmões se expandindo, cheios de ar puro. Expire lentamente, abaixando os braços na lateral do corpo, e relaxe. Repita igualmente essa sequencia quantas vezes preferir.

Este tipo de respiração, além de ser muito simples e fácil, acalma e conforta a mente. No trabalho, se você se sentir muito agitado, ou em qualquer situação de desconforto, correndo de um lado para outro, pressionado, sem saber muito bem como continuar seus afazeres e compromissos, faça uma parada e veja como está sua respiração. Desacelerá-la e tentar expandir mais os pulmões, proporcionará um alivio instantâneo.

Respirar é viver. Podemos sobreviver sem comida durante semanas e mesmo sem água por alguns dias, mas não sem respirar. Bastariam alguns minutos. A respiração não apenas nos mantém vivos, mas também proporciona bem estar e alivio das tensões do corpo e da mente. Que tal dar mais atenção a ela e desfrutar desses benefícios?




Fonte: Fleury Medicina e Saúde

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