sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Comunicação - Coração e Mente Abertos



Sabemos que a mulher fala mais que o homem, mas... Já se perguntaram porque?
A fala é uma das principais habilidades cerebrais da mulher, localizada principalmente na parte frontal do hemisfério esquerdo e em outras áreas específicas menores do hemisfério direito. Possuindo áreas maiores que controlam a fala, o restante do cérebro feminino fica disponível para desempenhar outras tarefas, o que capacita as mulheres a fazerem várias coisas ao mesmo tempo. Os centros de fala bem definidos lhes dão superioridade de linguagem e desenvoltura verbal.
Não quer dizer que, as mulheres, por falarem mais, se comuniquem melhor. O que se vê, é que, a maioria das pessoas precisam aprender a expressar seus sentimentos corretamente.
Quando fracassamos ao comunicar os sentimentos que nos magoam, esta mágoa silenciosa transforma-se em raiva e, quando finalmente a expressamos, ela parece exagerada(são nossas explosões) e em nossa dor nos tornamos cruéis.  Embora acreditando que estamos  expressando claramente o que não está bem, só estamos expressando nossa dor, raiva, enfim, nossa mágoa.
O amor só é possível quando podemos dizer a nosso parceiro como nos sentimos realmente. O medo da rejeição é o que leva a maioria das pessoas a não dizer o que realmente sente, e por sua vez, as pessoas que estão desesperadas por amor e atenção, muitas vezes , lutam com teimosia a fim de levarem os(as) companheiros(as) silenciosos(as) a se manifestar.
Para que seu relacionamento funcione é preciso que você encontre palavras adequadas. Mas a chave do sucesso, na comunicação, também é saber ouvir. Para ouvir com abertura é necessário uma pessoa segura, que enquanto está ouvindo está aprendendo algo e compreendendo,  sem interromper. As pessoas inseguras, por sua vez, fazem perguntas irrelevantes sob o pretexto de esclarecer detalhes, e frequentemente o que estão tentando é reprimir a outra pessoa ou desviá-la de seu objetivo. As inseguras também receiam deixar as outras pessoas falarem com receio de ficar provado que  são erradas ou más. Tem ainda, as que não aceitam o que ouvem e se magoam, e caso o comunicador diga que elas estão sendo muito sensíveis ou exageradas, e se a pessoa tem auto-estima baixa, o efeito pode ser devastador. Os parceiros inseguros acham mais fácil presumir a culpa nos outros do que aceitar suas próprias limitações. Sem compartilhar, os parceiros tornam-se acuados e procuram mais justificar suas posições do que perdoar. Insistir que está com a razão não é saber se comunicar, é querer dar ordens ou  ter sempre razão, ser dono da verdade. A comunicação com amor, requer  igualdade e compreensão, é saber expressar seus sentimentos e saber ouvir.
Queremos ser ouvidos e queremos que a outra pessoa saiba como nos sentimos, não queremos ficar sozinhos em nossa dor.
Para ser ouvido, fale a partir do coração. Fale diretamente, com simplicidade, vá direto ao ponto, fale com honestidade. Diga aquilo que quer dizer, fale as palavras exatamente como elas são formadas. Exprima a verdade que vive dentro de você. Uma vez que falou, mantenha-se em silencio e ouça cuidadosamente a resposta de seu parceiro(a). Se houver silêncio, observe-o(a). Sua resposta talvez não esteja nas palavras. Nem sempre você precisa de palavras para perceber os sentimentos de outra pessoa. Não analise as ações dele. Fale apenas por você mesmo e compartilhe sua reação.
O bom de falarmos é que mesmo expressando os sentimentos negativos, é muito comum os sentimentos positivos também aparecerem ,  e com eles o  encorajamento  para continuar a falar ,e lembrar porque vocês estão juntos. Esses sentimentos positivos constituem a prova de que a outra pessoa tem importância para você.
“Não existe talismã mais poderoso do que o amor que aparece através da raiva.”
Se você compartilhar tudo, com o tempo seus sentimentos negativos desaparecerão e seus sentimentos positivos aparecerão em todos os momentos. Você não se sentirá mais encurralado na presença de seu parceiro(a). Acima de tudo, você se sentirá mais livre do que nunca estando junto dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário