quarta-feira, 27 de março de 2013

Como Comunicar Sentimentos Dificeis

Quando estamos aborrecidos, desapontados, frustrados ou nervosos, é difícil nos comunicarmos amistosamente. Quando emoções negativas vêem a tona, tendemos momentaneamente a perder nossos sentimentos amorosos de confiança, carinho, compreensão, aceitação, apreço e respeito. Em tais momentos, mesmo com a melhor das intenções, conversar se transforma em brigas. No calor do momento nós não nos lembramos de como nos comunicar de uma forma que funcione para o outro ou para nós.
Em vez de compartilhar seus sentimentos verbalmente, escreva uma carta. Escrever cartas permite que você ouça seus próprios sentimentos sem se preocupar em magoar o outro. Expressando e ouvindo livremente seus próprios sentimentos, você automaticamente se torna mais equilibrado e amoroso.

TÉCNICA PARA A ESCRITA DA CARTA
1- Escreva uma carta expressando seus sentimentos de Raiva - Medo - Tristeza - Arrependimento e Amor - inclua toda as 5 seções em cada carta. Não conclua até que você chegue ao amor.
2- Escreva uma carta - resposta expressando o que você quer ouvir do outro.
3- Compartilhe sua carta e a carta-resposta com o outro, assim você:

  • dá ao seu parceiro uma oportunidade de copiá-lo;
  • consiga a compreensão de que precisa;
  • dá o feedback necessário ao seu parceiro de maneira saudável e respeitoso;
  • motiva mudanças no relacionamento;
  • crie intimidade e paixão;
  • ensina ao seu parceiro o que é importante para você e como ele pode apoiá-la com sucesso;
  • aprende e ensina como escutar sentimentos negativos de uma menina segura.


QUANDO ESCREVER CARTAS
Não é somente quando você está aborrecida com seu parceiro num relacionamento, que é útil escrever uma carta, mas também em qualquer momento que estiver aborrecida, ressentida, ansiosa, cansada ou estressada, enfim, sempre que quiser se sentir melhor. Ela pode nem sempre melhorar seu humor completamente, mas vai ajudar a colocá-la na direção que você quer ir. Quando tira um tempo para ouvir seus sentimentos, você esta de fato dizendo á pessoa sensível que há dentro de você: "Você é importante, você merece ser ouvida e eu me importo o suficiente para ouvir."

Mesmo tendo colocado "para o(a) parceiro(a), uma carta pode ser endereçada a qualquer pessoa que queira colocar seus sentimentos, que queira melhorar a comunicação ou o relacionamento, inclusive pode ser endereçada a você mesma ou para Deus.

EXEMPLO: (sobre a resistência dele)

"Querido paulo
Estou com "raiva" por você resistir assim. Estou com "raiva" por você não se oferecer para me ajudar. Estou com "raiva por sempre ter que pedir. Eu faço muito po você. Preciso de sua ajuda. Estou "triste por você não querer me ajudar. Estou "triste" pq me sinto tão sozinha. eu quero fazer mais coisas juntos. Eu tenho saudade de seu apoio. Tenho "medo" de pedir seu apoio. Tenho "medo" de sua raiva. Tenho "medo" de que você vá dizer não e então eu fique magoada. "Sinto muito" por me ressentir tanto com você. "sinto muito" por chateá-lo e criticá-lo tanto. "sinto muito" não apreciá-lo mais. "Sinto muito" por me dedicar demais e então exigir que você faça o mesmo. "amo" você. Compreendo que você esteja dando o melhor de si. Sei que você se importa comigo. Quero pedir de uma forma mais amável. Você é um pai muito amoroso com as crianças.
Eu te amo,
Maria"

P.S.: A resposta que eu gostaria de escutar é:
"Querida Maria
Obrigado por me amar tanto. Obrigado por compartilhar seus sentimentos. Eu compreendo que você se magoa quando ajo como se seus pedidos fossem exigentes demais, quando resisto a você. Sinto muito por não me oferecer para ajudá-la mais. Eu amo você sim e fico feliz por você ser minha esposa.
Eu te amo,
Paulo"



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