segunda-feira, 9 de março de 2015

Conhecendo um Pouco da Gestalt Terapia



Gestalt-terapia, embora formalmente apresentada como um tipo de psicoterapia, é baseada em princípios que são considerado como uma forma saudável de vida, em outras palavras, é primeiro uma filosofia, uma forma de ser, e com base nisto, há maneiras de aplicar este conhecimento de forma que outras pessoas possam beneficiar-se dele.

A filosofia da gestalt serve como uma orientação de vida, um lembrete de que a consciência é sempre útil, e oferece técnicas e estratégias específicas que podemos usar para caminhar em direção a uma maior tomada de consciência.

Na gestalt-terapia a maturidade é alcançada desenvolvendo-se o próprio potencial do individuo, diminuindo-se o apoio ambiental, aumentando-se a tolerância à frustração e desmascarando sua representação falsa de papéis infantis e adultos. Ele passa a se sustentar sobre seus próprios pés, tornando-se capaz de lidar com seus próprios problemas e com as exigências de vida.

A gestl-terapia procura levar à integração sem a urgência de situações de emergências. uma técnica de integração é o trabalho com sonhos. o sonho é uma mensagem existencial, diz ao paciente qual é a situação de vida e especialmente como modificar o pesadelo de sua existência, tornando-se consciente e assumindo seu lugar histórico na vida. o paciente encena todos os detalhes de seu sonho. 

Como terapeutas, não imaginamos que sabemos mais do que o próprio paciente, assumimos que cada parte do sonho é uma projeção. Cada fragmento do sonho, cada pessoa, coisa, estado de espírito, é uma porção de self alienado. Partes do self devem encontrar-se com outras, o encontro básico, é claro, ocorre entre dominador e dominado.

A filosofia básica da gestalt-terapia é a da natureza: diferenciação e integração. A pessoa terá a possibilidade de ver uma situação total(uma gestalt) sem perder os detalhes. A capacidade de renunciar, de abandonar respostas obsoletas e abrir mão de relacionamentos esgotados e, de tarefas além do próprio potencial, é parte essencial da sabedoria de viver.

texto baseado no livro"isto é gestalt"

Nenhum comentário:

Postar um comentário