quarta-feira, 1 de julho de 2015

cont. busca de solução

Continuação do texto: BUSCA DE SOLUÇÃO PARA O SUCESSO


Espero que tenham conseguido refletir sobre estes contrastes e conflitos, identificando com alguns ou para seu(a) parceiro(a), amigo(a), filho(a), etc.
Agora, eu o convido a ter em mente tanto as suas necessidades e os desafios exclusivos. À medida que fizer isso, você encontrará soluções e orientações. Você também descobrirá que o contraste entre a abordagem da cultura popular e a abordagem atemporal, que contém princípios de todas as eras, se tornará cada vez mais evidente.

Falta de equilibrio na vida: A vida na nossa sociedade do telefone celular está cada vez mais complexa, exigente, estressante e completamente exaustiva. O problema não é o nosso trabalho, que é mecanismo sustentador da vida. Tampouco é a complexidade ou a mudança. O problema é que a nossa cultura moderna diz:" Chegue mais cedo, trabalhe até mais tarde, seja mais eficiente, sacrifique-se no momento."No entanto, a verdade é que o equilibrio e a paz  de espirito não são produzidos por essas condições; eles acompanham a pessoa que desenvolve uma noção clara das suas prioridades mais elevadas e que vive voltada para elas com ênfase e integridade. 

O que eu vou lucrar com isto? A nossa cultura nos ensina que, se quisermos conquistar algo na vida, temos de colocar os nossos interesses em primeiro lugar. Ela diz: A vida é um jogo, uma corrida, uma competição, e é melhor que você vença". os colegas de escola, de trabalho e até mesmo a familia são vistos como competidores; quanto mais eles ganham, menos resta para nós. Claro que tentamos parecer generosos e torcer pelo sucesso dos outros, mas, no íntimo, secretamente, muitos de nós nos roemos de inveja quando os outros são bem-sucedidos. No entanto, as maiores oportunidades e realizações ilimitadas da Era do Profissional do Conhecimento estão reservadas para aqueles que dominam a arte de "nós". A verdadeira grandeza será alcançada por meio da mente abundante que trabalha de maneira altruista, com respeito mútuo, visando ao benefício mútuo.

A ânsia de ser compreendido : Poucas necessidades do coração humano são maiores do que a necessidade de ser compreendido, de ter uma voz que seja ouvida, respeitada e valorizada, de ter influência. A maioria das pessoas acredita que o segredo da influência é a comunicação, fazer-se compreendido e falar de modo persuasivo. Na verdade, se você pensar a respeito, você já percebeu que, enquanto outras pessoas estão falando com você, em vez de realmente prestar atenção para tentar entender, você frequentemente se ocupa preparando a sua resposta? A influencia realmente começa quando os outros sentem que você está sendo influenciado por eles, quando eles percebem que você os entende, que você os escutou profunda e sinceramente, e que você está receptivo.No entanto, quase todas as pessoas são excessivamente vulneráveis emocionalmente para ouvir profundamente, para interromper o seu programa por tempo suficiente para se concentrarem em entender antes de comunicar as próprias idéias. A nossa cultura clama, até mesmo exige, o entendimento e a influencia. No entanto, o princípio da influência é governado pelo entendimento mútuo nascido do empenho de pelo menos uma pessoa, no sentido de ouvir primeiro profundamente.

O conflito e as diferenças: As pessoas têm muitas características em comum, mas ao mesmo tempo são magnificamente diferentes. Elas pensam de um modo diferente; elas possuem valores, motivações e objetivos diferentes e, às vezes, competitivos. os conflitos surgem naturalmente dessas diferenças. A abordagem competitiva da sociedade para resolver o conflito e as diferenças tende a se concentrar em "ganhar o mais que você puder". Embora muito de bom tenha surgido da habilidosa arte da concessão, quando ambos os lados cedem nas suas posições até que um ponto intermediário aceitável seja alcançado, nenhum dos lados termina verdadeiramente satisfeito. Que desperdicio permitir que as diferenças conduzam as pessoas ao mínimo denominador comum entre elas! Que desperdício deixar de pôr em ação o principio da cooperação criativa para desenvolver soluções melhores do que a idéias original de cada parte para os problemas!

Estagnação pessoal : A natureza humana é quadridimensional: corpo, mente, coração e espírito.

Quanto melhor nos tornamos, a natureza do desafio muda, exatamente como acontece no esqui no golfe, no tênis ou em qualquer esporte.

texto baseado no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" - Stephen R. Covey

Nenhum comentário:

Postar um comentário